quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Escola Jardim das Acácias promove momento especial para avaliar o PROJETO FAMÍLIA COMO TE QUERO e confraternizar com os voluntários.


Nessa terça-feira, dia 17 de dezembro, a Escola Jardim das Acácias promoveu um café da manhã especial para todas as mães voluntárias do Projeto Família Como te Quero e Amigos da Escola que neste ano de 2013 contribuíram significativamente com seu trabalho voluntário junto a Escola.

Sabemos que é na família que a criança constrói os primeiros valores que serão incorporados ao longo da vida e onde ocorre o primeiro processo de socialização que lhes permitirá traçar caminhos futuros. Sendo assim, a parceria Família e Escola se torna fundamental para o sucesso da educação.

E para agradecer a parceria e a colaboração dessas pessoas, a Escola realizou um momento de confraternização para homenageá-los e para fortalecer cada vez mais o vínculo entre a família e escola.

Todas as voluntárias do Projeto Família Como te Quero e alguns parceiros da Escola que estavam presentes no evento receberam certificados de honra ao mérito pelo reconhecimento ao trabalho voluntário e o evento finalizou com um saboroso café da manhã.



  




terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Escola Jardim das Acácias finaliza as atividades do ano letivo de 2013 com sucesso.


A Escola Jardim das Acácias finaliza o Ano Letivo de 2013 com o Projeto Pedagógico de Natal: Jesus, criança como eu, que objetivou despertar nas crianças o verdadeiro sentido do Natal e o espírito de partilha com a construção da árvore de alimentos com doações da comunidade escolar. 
A árvore foi desmontada pelas crianças que entregaram os alimentos para a coordenação do Grupo GAE (Grupo de Apoio aos excluídos), que promove todos os anos uma mobilização em prol de um Natal sem fome. Esteve presente na escola o Pároco da Igreja católica que na oportunidade fez uma palestra para as crianças e funcionários enaltecendo o valor da ação. O projeto culmina com uma grande festa de confraternização com as crianças que expressaram de várias formas os conhecimentos adquiridos no decorrer do Projeto: Dramatizações, músicas, coreografias, encenações do nascimento de Jesus Cristo feitas pelas crianças e muitos presentes.

O verdadeiro significado do Natal

A festa da fraternidade e do amor foi reduzida a uma época para se gastar e comprar mais

O Natal está aí, essa festa grandiosa para a humanidade que a própria humanidade transformou num mero evento consumista: a festa da fraternidade e do amor, reduzida a uma época para se gastar mais, para se comprar mais. 

Mas ainda é tempo de mudar. Ainda há tempo. Será que vamos nos esquecer, novamente, que o Natal não é Papai Noel, não é presentes e guloseimas, cores e brilhos, simplesmente? Alguém lembrará do Menino que está para nascer e que representa o renascimento da vida para cada um de nós, a esperança de renovação para cada cristão desse mundo de Deus?

O Natal é a oportunidade de reafirmarmos nossa fé em uma força superior que rege o universo, que rege o futuro, não importa o nome que lhe demos. Porque, como já dissemos outras vezes, o que será de nós, seres humanos, irmãos gêmeos da natureza, se não tivermos fé e esperança num amanhã que está nas mãos daquele Menino que está para nascer?

O que adiantará alguns de nós montarmos nossas árvores de Natal, com luzes e enfeites, podermos comprar presentes para os filhos, pais, irmãos, amigos, se não soubermos o significado do Natal? Precisamos começar a ensinar nossos filhos, que desde muito pequenos esperam ansiosamente o final de ano para que Papai Noel lhes traga brinquedos e doces de presente, que o Natal não é só isso. 

Que Natal é muito, muito mais do que isso. Que o Natal existe porque um Menino nasceu, há muito tempo, para ensinar-nos que sempre é possível começar de novo, que nunca é tarde para recomeçar, que nunca estaremos sozinhos, apesar de tudo. 

Que podemos exercitar sentimentos e emoções simples, próprios de nós, homens, filhos de Deus, como a solidariedade e a fraternidade, a amizade e a compaixão. Que esses sentimentos levam a sentimentos maiores. Não podemos deixar de lembrar, sempre, este significado maior.

Em alguns lares, às vezes por falta de tudo, às vezes por falta do espírito de Natal, nem a árvore enfeitada com frutos coloridos e maduros, representação de fartura, se faz presente. Principalmente, se não há crianças. E uma casa sem Natal é muito triste. E um adulto que não tem mais a capacidade de sonhar, de sorrir e de ter esperança é mais triste ainda. É como se não deixássemos nascer o Menino, o Filho de Deus, que representa a nossa alma, a magia e o encantamento de viver.

Natal é a comemoração da vida, que um Menino chamado Jesus traz todo ano, tentando nascer em nossos corações. É a comemoração do aniversário desse Menino, que há mais de 2 mil anos veio para iluminar nosso caminho. Essa é a grande festa: ela precisa começar dentro do coração de cada um. Feliz Natal para todos.

Texto : Luiz Carlos Amorim, escritor, é autor de mais de 50 livros e foi eleito a Personalidade Literária de 2011 pela Academia Catarinense de Letras e Artes. - luizcarlosamorim.blogspot.com
















quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS COMEMORA NESSE 04 DE DEZEMBRO O DIA DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO

Esse é um dia especial para homenagear esses profissionais que assumem tão importante função na organização da prática pedagógica no espaço escolar.

Crianças  acolhem a homenageada com música e apresentam coreografia

A gestora Ilza parabenizou a coordenadora pedagógica Elizângela e elogiou o trabalho que vem desenvolvendo nesta instituição “A escola reflete a atuação do coordenador pedagógico, profissional que orienta, acompanha e motiva o trabalho do educador”.

A escola comemora com muita alegria o Dia da Coordenadora
Foram várias expressões de carinho para homenagear a coordenadora Elizângela nesse dia: apresentações e lembrancinhas feitas pelas crianças, músicas e mensagens dos colegas de equipe, faixa comemorativa, slides de fotos e vídeos registrando os vários momentos de intervenção da homenageada no desenvolvimento de sua função.

A presidente das Damas da Fraternidade esteve presente no evento, que na oportunidade parabenizou e enalteceu o trabalho da coordenadora.

Diretora e Presidente das Damas da Fraternidade parabenizam a coordenadora

Parabéns e obrigada Elizângela por ser a profissional que és e fazer parte dessa equipe!

Equipe Jardim das Acácias

As crianças contagiaram e emocionaram a homenageada

Equipe docente e coordenadora pedagógica

Muitas foram as manifestações de carinho a coordenadora Elizãngela

O evento de homenagem a coordenadora foi colorida com balões e músicas

Crianças homenageiam a coordenadora com lindas apresentações

Equipe de Apoio e coordenadora Elizãngela

Equipe da secretaria e coordenadora 


Texto: Ilza de Fátima
Fotos: Paulo Caleb e Andressa Rosa

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIM DAS ACÁCIAS VENCE O PRIMEIRO CONCURSO DE BLOGS NA CATEGORIA ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JACUNDÁ

Prefeito entrega  1° Premio para diretora Ilza
Sexta feira, dia 22 de novembro no salão de eventos da ACIJ, aconteceu a premiação dos finalistas do Primeiro Concurso de blogs de professores e escolas e do Município de Jacundá.

O evento contou com a presença do Prefeito Izaldino Altoé e outras representações da educação, que fizeram uso da palavra para enaltecerem em suas falas, a importância do uso das mídias no contexto educacional.

A diretora Ilza agradeceu o premio de primeiro lugar na categoria escola, dividindo o momento e a premiação com a equipe Jardim das Acácias e com todas as pessoas que acessam e acompanham as atividades da escola através do blog. Oportunamente parabenizou os idealizadores do concurso afirmando que este veio ampliar os olhares para mais um instrumento importante de socialização e intercambio das boas práticas no cenário da educação.

Segundo Nair Tereza Becker, “os blogs são formas de ensinar e aprender, muito ricas tanto para o professor como para o aluno. Recicla ambos, atualiza, investiga a aprendizagem, além de ser uma forma de comunicação entre alunos, professores e família. É um instrumento para ensinar e aprender, e uma forma de intercâmbio de conhecimentos e publicação de seus conhecimentos construídos e produzidos.”

Diretora Ilza agradece a colocação de 1° lugar do concurso de Blogs

Prefeito ao lado dos coordenadores dos blogs e diretores das escolas premiadas

Diretores das escolas  premiadas junto com Prefeito e coordenadora do Concurso de Blogs

Professores premiados, assessora da Semed, Prefeito, coordenadora do concurso e diretores das escolas vencedoras 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

I Sarau Poético Infantil

Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro a Escola Jardim das Acácias realizou o I SARAU POÉTICO INFANTIL com o tema "Viajando pelo mundo da leitura: Declamando Vinicius de Moraes", com o objetivo de estimular o gosto pela leitura, através das obras deste poeta. Este evento foi realizado para culminar o Projeto de Leitura que iniciou-se no dia 11 de novembro. As crianças gostam e necessitam de histórias que povoam o imaginário do universo infantil; histórias estas que as levam ao encantamento e divertimento, estimulando sua inteligência, promovendo a socialização, memória e atenção, desenvolvendo sua sensibilidade e ao mesmo tempo aumentando seu interesse pelos livros.

Este Projeto propôs, mediante o desenvolvimento de atividades desafiadoras e significativas, oportunizar as crianças contato com diversos textos de Vinicius de Moraes com intuito de despertar o interesse pela leitura, contribuindo dessa forma para a formação de uma geração de bons leitores.
"O centenário do Poeta Vinicius de Moraes comemorado neste ano de 2013, nos levou a escolher as obras desse grande poeta e apresentar em um Sarau Poético, resultado de duas semanas de trabalho. 

Apresentação da Música "Pato"

O PATO

Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!
Quén! Quen! Quén! Quen!

Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há
Produção "Pato"
Crianças vestidas para a apresentação
Lá vem o Pato
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há

O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo

Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela