Comemorando a Semana da Educação Infantil, a Escola Jardim das Acácias promoveu uma programação especial com várias atividades lúdicas e recreativas com a criançada.
No dia 25 de agosto, foi instituído o Dia Nacional da Educação Infantil, uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti e tem como objetivo de promover e valorizar a Educação Infantil em todo País, atendimento a primeira infância fortalecendo a comunicação e parceria entre a instituição escolar e a comunidade.
As comemorações dessa data é só mais uma oportunidade para colocarmos as nossas crianças como prioridade, e a LDB (1996) e, sobretudo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil RCNI, MEC, (1999), diz que "as crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, estabelecem relações com as outras pessoas e com o meio em que vivem, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação."
A Educação Infantil constitui, hoje, o segmento mais importante do sistema educacional do país, reconhecida como a primeira etapa da educação básica. Diante dessa realidade, é fundamental repensar o fazer na Educação Infantil, buscando nesse contexto uma aprendizagem significativa, considerando o contexto vivencial, respeitando as fases de desenvolvimento e maturação da criança como um ser que se relaciona consigo, com os outros e com a natureza. Sendo assim, é primordial que aproveitemos esse momento para refletirmos sobre a nossa responsabilidade de educadores dessas crianças.
Somando a tudo isso, a Escola Jardim das Acácias tem como missão, promover uma Educação alicerçada na concepção da criança cidadã, garantindo ensino e aprendizagens fundamentais para a formação de cidadãos capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vivem. E assim fortalece cada dia mais o propósito de ser uma escola alegre e feliz que tenha a cara da criança cidadã.
Texto: Ilza de Fátima
Fotos: Paulo e Antonia Melo