quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A Escola Jardim das Acácias recebe alunos do Colégio Objetivo de Jacundá e aplaude a belíssima iniciativa de incentivo a leitura.

O Colégio Objetivo de Jacundá desenvolve um projeto de incetivo à leitura e envolve de forma bastante prazerosa e significativa as crianças da Escola de Educação Infantil Jardim das Acácias. Os alunos acompanhados e orientados pela professora Alessandra, coordenadora do projeto, visitaram todas as salas de aula, contanto histórias e interagindo com as crianças, que os acolheram com muita alegria e atenção. Uma das ações do projeto foi a doação de gibis e livros da literatura infantil que além de encantar as crianças, ampliou o acervo da escola.

Segundo Malamut, "lidas ou contadas as histórias constitui-se em generosos processos educativo, pois ensinam recriando, dando a criança os estímulos e motivações apropriadas para satisfazer seus interesses, necessidade e sensibilidade".


Viajar pela leitura

Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
    (Clarice Pacheco)



Texto: Ilza de Fátima
Fotos: Paulo Caleb
                

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Acontece neste sábado na Escola Jardim das Acácias o III Conselho de Classe do ano letivo de 2013

O Conselho de Classe da Escola Jardim das Acácias composto pela equipe gestora, equipe docente, funcionários, representantes de pais e membros do Projeto Família Como te Quero, reuniram neste sábado para discutir as intenções educativas da escola, a evolução da aprendizagem das crianças e construir estratégias conjuntas para promoção efetiva do ensino e da aprendizagem.

O Conselho de Classe é um mecanismo importante no processo de ensino e aprendizagem. E na educação infantil este momento é mais do que um espaço de avaliação do desenvolvimento das crianças, é também um espaço riquíssimo que envolve educadores e pais na busca dos mesmos objetivos: o sucesso escolar dos educandos.
Quando o assunto é ensino e aprendizagem, o papel de cada um deve estar bem claro - da escola, que é ensinar criando várias possibilidades de aprendizagem  e dos pais, acompanhar, avaliar e fazer sugestões.

Os encaminhamentos para as soluções ou melhoria das ações devem ser construídas em conjunto. E para tanto, o diálogo baseado no respeito e na crença de que promover uma educação de qualidade é responsabilidade de ambas as partes, amplia as expectativas sobre os avanços no ensino e na aprendizagem das crianças.

Texto: Ilza de Fátima
Fotos: Paulo Caleb

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Feliz Dia dos Professores!


"O que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem." (Rubem Alves).

                                                            Como surgiu o Dia do Professor? 
Equipe de Apoio homenageando
a professora Josilânia. 
Equipe da Secretaria homegeia
as professoras da Escola.

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de Outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. 


No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo Decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa - e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

Damas da Fraternidade e Profes-
soras da Escola.
Damas da Fraternidade e Profes-
soras da Escola.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.


A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias."
A vocês professoras o nosso carinho, nossa admiração, nossa gratidão e muito amor... sempre!

Família Jardim das Acácias.


Fontes:
Fotos: Paulo, Ilza, Elizângela Ramos e Luciana Santos

sábado, 12 de outubro de 2013

A alegria e a magia do circo contagia a criançada da Escola Jardim das Acácias na comemoração do Dia das Crianças

As crianças possuem uma natureza singular que as caracteriza como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio. No processo de construção do conhecimento, elas utilizam das mais diferentes linguagens e pedem nas relações que estabelecem com outras pessoas e com o meio em que vivem que lhes seja garantido o direito de ser criança.

E a Escola Jardim das Acácias aproveita a comemoração do Dia das Crianças para promover mais um espaço para que as crianças apropriem da magia ser criança com músicas, brincadeiras, pipoca, pirulitos, sanduíches, refrigerantes e muitos livros.

As crianças se encantaram com os livros de literatura infantil que receberam de presente  nesse dia.

Que todas as crianças tenham o direito garantido de serem felizes.

Texto: Ilza de Fátima
Fotos: Ilza de Fátima e Paulo Santos

terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Escola Jardim das Acácias comemora o Dia dos Profissionais da Secretaria, promovendo mais um momento de valorização dos educadores desta Instituição.

Um país que quer levar a sério a política educacional tem que priorizar a valorização dos profissionais da educação, e essa responsabilidade não é só de um grupo de pessoas, mas, de todos os que querem e se preocupam em construir um mundo melhor. E a Escola Jardim das Acácias, compreendendo essa importância, promove neste 30 de Setembro, mais um momento festivo para homenagear e reconhecer a valorosa contribuição desses profissionais no processo educativo.
Luciana, Paulo e Andressa os nossos agradecimentos pelo trabalho desempenhado nesta instituição!!!

Texto: Ilza de Fátima
Fotos: Ilza de Fátima e Antonia Melo