terça-feira, 25 de abril de 2017

NO DIA 21 DE ABRIL A ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS APROVEITA A DATA REFERENTE AO DIA DO ÍNDIO PARA FAZER UM RESGATE DA IMPORTÂNCIA DA CULTURA INDÍGENA PARA NOSSA HISTORIA

Musica Tu Tu Tu Tupi
Hélio Ziskind
 
Tu Tu Tu Tu
Tu Tupi
Todo mundo tem
um pouco de índio
dentro de si
dentro de si
Todo mundo fala
língua de índio
Tupi Guarani
Tupi Guarani

E o velho cacique já dizia
tem coisas que a gente sabe
e não sabe que sabe
e ô e ô
                                                                          O índio andou pelo Brasil
deu nome pra tudo que ele viu
Se o índio deu nome, tá dado!
Se o índio falou, tá falado!
Se o índio chacoalhou
tá chacoalhado!
e ô e ô
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
vamos chacoalhar
vamos chacoalhar
Chacoalha o chocalho
Chacoalha o chocalho
que índio vai falar:
Jabuticaba Caju Maracujá
Pipoca Mandioca Abacaxi
é tudo tupi
tupi guarani
Tamanduá Urubu Jaburu
Jararaca Jibóia
Tatu
Tu Tu Tu
é tudo tupi
tupi guarani

Arara Tucano Araponga Piranha
Perereca Sagüi Jabuti Jacaré
Jacaré Jacaré
quem sabe o que é que é?
- ...aquele que olha de lado...
é ou não é?
Se o índio falou tá falado
se o índio chacoalhou
tá chacoalhado
e ô e ô
Maranhão Maceió
Macapá Marajó
Paraná Paraíba
Pernambuco Piauí
Jundiaí Morumbi Curitiba Parati
É tudo tupi
Butantã Tremembé Tatuapé


Tatuapé Tatuapé
quem sabe o que é que é?
- ...caminho do Tatu...
Tu Tu Tu Tu
Todo mundo tem...

segunda-feira, 24 de abril de 2017

O DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL É 18 DE ABRIL. A DATA FOI COMEMORADA NA ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS EM CLIMA DE MUITO ENCANTAMENTO.

Em 18 de abril comemora-se o dia do nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infanto-juvenil brasileira, motivo pelo qual a data tornou-se o Dia Nacional do Livro Infantil.
Dentre muitas obras literárias do escritor, o grande sucesso que impactou o mundo da literatura infantil foi a coleção O Sítio do Picapau Amarelo, após a invenção da Menina do Nariz Arrebitado – Narizinho. As histórias se passavam no sítio de Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho, onde outros personagens davam graça às histórias, como: Tia Nastácia – que fazia deliciosos bolinhos de chuva; Tio Barnabé – o velho contador de causos; a dupla engraçada de trabalhadores rurais: Zé Carneiro e Pedro Malazarte; e os tão famosos personagens Emília, a boneca de pano, teimosa e engraçada; Visconde de Sabugosa, o sabugo de milho que vira gente, dono de uma apreciável inteligência.
As histórias acontecem no Sítio de Dona Benta, envolvendo outros personagens, levando lições de moral para as crianças. O Saci-Pererê e a Cuca eram os personagens perversos, que assustavam as pessoas.
Monteiro lobato trabalhou, no Sítio do Picapau Amarelo, assuntos que puderam aumentar a cultura das crianças e jovens. A mitologia grega, a história das invenções, a geografia, a gramática e a matemática tiveram grande repercussão, sendo abordados até os dias de hoje nas escolas.
Os dois destaques para o mundo rural foram criados porque Lobato considerava que os autores da época eram estritamente urbanos, e não valorizavam a simplicidade da vida do homem do campo, dos passeios em fazendas, da importância da natureza para a vida do homem, nunca escrevendo sobre os mesmos.
O autor formou-se em direito e jornalismo, onde escrevia artigos para revistas e jornais da época.
Em 1904, após ganhar um concurso literário, Lobato retratou seus sentimentos em relação à literatura, pela qual era apaixonado: “Tentei arrancar de mim o carnegão da literatura. Impossível. Só consegui uma coisa: adiar para depois dos trinta o meu aparecimento. Literatura é cachaça. Vicia. A gente começa com um cálice e acaba pau d’água na cadeia”.

Texto publicado por: Jussara Barros



quarta-feira, 12 de abril de 2017

A ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS CULMINOU NESTA QUARTA FEIRA AS ATIVIDADES ALUSIVAS A PÁSCOA. LINDAS APRESENTAÇÕES REALIZADAS PELAS CRIANÇAS TRAZENDO O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA, TRANFORMOU NUM MOMENTO DE CELEBRAÇÃO DO AMOR E DA ALEGRIA

A Páscoa é uma data importante para a sociedade brasileira, constituindo-se como uma das principais comemorações para os cristãos.  Além de promover momentos de celebrações e de avivamento da Fé, é também um fenômeno comercial na venda de chocolates e outros símbolos representativos que gera um grande consumismo. Trabalhar esse tema na escola oportuniza reforçar não só os valores cristãos, mas também os valores essenciais para a paz da boa convivência, que vai bem mais alem do que só os ovos de chocolate.
E foi assim na Escola jardim das Acácias, todas as atividades desenvolvidas e as apresentações foram voltadas a estimular a compreensão e a vivência de valores cristãos que despertam a esperança em uma nova vida, em uma nova sociedade, com mais amor, justiça e solidariedade.

Uma feliz Páscoa com Cristo para todos!!!