segunda-feira, 9 de junho de 2014

09 DE JUNHO – A ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS COMEMORA FESTIVAMENTE O DIA DO VIGIA ESCOLAR.


Os responsáveis pelas atividades que dão suporte ao ensino precisam estar efetivamente integrados a equipe de educadores e reconhecidos pela importância de cada um no processo educativo. 
A escola, como qualquer instituição, funciona como um organismo: para que tudo ande perfeitamente e os objetivos sejam atingidos, cada parte precisa executar bem as respectivas funções. Os professores são os responsáveis pelo ensino dos conteúdos curriculares, mas os demais funcionários também participam do processo educacional, dando o suporte necessário para que a aprendizagem aconteça. São diversos os servidores que exercem as funções de apoio ao pedagógico: o pessoal da limpeza, as merendeiras, os secretários e os vigias. Será que eles conhecem a importância do que fazem para o bom desempenho da escola? Sabem que também são educadores? "Uma das funções dos gestores é fazer com que os diversos profissionais se sintam integrados aos objetivos da escola e responsáveis pelas metas", afirma Luciano Venelli, coordenador do curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. 
Quando se trabalha em uma equipe que tem como foco os resultados de aprendizagem, é importante fazer com que cada grupo e indivíduo se sinta responsável pelos resultados do trabalho e pelo alcance das metas estabelecidas. Primeiro, é preciso ter os objetivos bem definidos pelo coletivo da escola para ter certeza de que os interesses sociais e educacionais sejam compatíveis com os pessoais. Com a certeza de que todos estão cientes dos rumos a seguir, as equipes podem ter autonomia para decidir a melhor forma de atuar. O tempo também pode ser administrado por eles de acordo com as tarefas a cumprir. É preciso promover um espaço de diálogo permanente - em que as dificuldades sejam apontadas conforme elas aparecem e possam ser discutidas abertamente. Lembre-se de que, como o foco está nos resultados, os processos podem ser debatidos e mudados de acordo com as necessidades e, para isso, nada melhor do que o partilhar experiências com quem está com a mão na massa. 
A escola deve ser um espaço de aprendizagem constante não só para os alunos mas também para os professores e os funcionários. Geralmente se fala em formação docente e se esquece de que os outros profissionais também precisam de informações e de troca de experiências para melhor exercer as funções, sempre visando a melhoria do serviço segundo a dimensão educativa do trabalho. "Antigamente, os gestores se preocupavam em dizer aos funcionários como eles tinham de executar as tarefas. Hoje, sabe-se que cada um pode aprender a organizar a própria rotina da maneira que for melhor e mais eficiente para chegar aos resultados pretendidos. Para isso, é preciso procurar saber sempre mais sobre o que se faz. Com esse conhecimento e com a experiência prática, é possível rever os procedimentos caso alguma coisa não ande bem", afirma Amaury Meller Filho, coordenador da pós-graduação em gestão educacional do Instituto Paranaense de Ensino, em Curitiba. Promova periodicamente cursos, palestras e reuniões para as merendeiras (alimentação saudável, por exemplo), para os vigias (normas de segurança) e para os demais servidores.

Obrigada Clézio pela valiosa contribuição em prol de uma educação de sucesso!
FAMÍLIA JARDIM DAS ACÁCIAS





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