terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A ESCOLA JARDIM DAS ACÁCIAS PROMOVE EVENTO PARA AVALIAR E CELEBRAR OS BONS RESULTADOS DA PARCERIA FAMÍLIA/ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS.

Em meio a avaliação das ações do projeto de voluntários, o evento também foi espaço de muitas homenagens e emoções.                             A necessidade de integração dos pais com a comunidade escolar, estimulando atitudes criadoras e críticas, dialogando com as crianças, levando-as a aprender, a expor e resumir, respondendo sempre que houver questionamento, despertando desejos de excelência pelas iniciativas e tomadas de decisão. (SMOLKA, 1993, p.126). Para que haja mudança qualitativa na área educacional, a escola e família necessitam de um trabalho integrado que possibilite a criança desenvolver um olhar crítico em relação ao saber entorno da realidade em que vive. Uma  barreia perceptível na construção do caráter das crianças, é que a família vem passando por uma série de transformações e uma delas é com relação aos espaços dedicados ao convívio comum.  É no aconchego da família e da escola que a criança vai construindo sua consciência/caráter, se socializando, se educando para enfrentar a realidade e as dificuldades na sociedade, tornando-se uma pessoa consciente e crítica. “Os bons pedagogos ensinam não apenas as letras, mas também os bons costumes e as maneiras decentes”. (AIRÈS, 1978, p.25). Acreditamos que a família e a escola, concomitantemente, vão influenciando nas atitudes de vida das crianças. Elas buscam respeito como gente que pensa, age, ama e sofre. A educação torna-se a ligação, da família e da escola, com a esperança de um presente e futuro menos doloroso, modificando a cultura e os costumes da sociedade com maior percepção de seus direitos e a liberdade como cidadãs.

Receber amor e afeto é uma das mais importantes necessidades no desenvolvimento da personalidade da criança. O amor da família, dos/as educadoras/es é por excelência um sentimento de proteção para os educandos/as, porém necessita ser usado na dosagem certa, equilibrada. Na família e na escola, onde existe o amor que dialoga, o amor que abraça, que perdoa, que ouve com os ouvidos do coração, que auxilia as crianças a aprender valorizar e a ter projetos de vida, lutar e procurar manter acesa a chama do amor em todos os seus atos e atitudes é possível construir uma consciência crítica, capaz de enfrentar as dificuldades e ir a busca de um mundo onde prevaleça a justiça. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário